Alunos do curso Técnico em Enfermagem realizam ação de conscientização sobre o Julho Amarelo

A atividade fez parte da disciplina Epidemiologia, ministrada pela professora Luana Silva
Técnico em Enfermagem | 15/07/2022

Com o objetivo de fornecer aos alunos conhecimentos sobre o Julho Amarelo que fala das campanhas de conscientização sobre Câncer Ósseo e Hepatites Virais, a professora Luana Silva, docente da disciplina Epidemiologia do curso técnico em Enfermagem do Instituto Florence, realizou um seminário com os discentes da disciplina.

O tumor ósseo é considerado raro e corresponde a 1% de todos os tipos de câncer. Tem sua origem na produção de células anormais no tecido ósseo ou se desenvolve em outro órgão e migra para o osso por meio da corrente sanguínea, o que se costuma chamar de metástase óssea. Esse tipo de câncer é muito agressivo e pode resultar em mutilações. Se diagnosticado precocemente e com tratamento adequado, as chances de cura são maiores.

Enquanto que as Hepatites Virais são infecções que atingem o fígado, causando alterações leves, moderadas ou graves. A doença pode ser causada por vírus ou pelo uso de alguns medicamentos, álcool e outras drogas, assim como por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. Na maioria das vezes são infecções silenciosas.

Durante o seminário, os aluno(a) explicaram a definição das doenças, suas sintomatologias, incidência no Brasil, formas de prevenção e tratamento, além de responderem perguntas pertinentes que surgiram durante as apresentações.

Para a aluna Camylle Cristine, o seminário foi bastante produtivo. Ela ressalta a importância de propagar essas informações para a comunidade. “Uma atividade como essa influencia diretamente nosso conhecimento, além de influenciar o conhecimento das pessoas na nossa sociedade, por exemplo, muitos não sabem que existe a vacina para hepatite, o que pode prejudicar a saúde deles, então, essa ação leva saúde ao próximo”, comentou.

A professora Luana Silva, acompanhou a organização e realização dos seminários e explica que atividades como essa, desafiam os alunos Florence a buscar mais conhecimentos. “Esse trabalho é muito importante para o discente, é uma maneira de ele desinibir e desempenhar o papel dele na sociedade como profissional. Nós da área da saúde temos uma função essencial de levar conhecimento para a sociedade e realizar o processo de conscientização”, conta.

Cursos técnicos do Instituto Florence

Com o objetivo de capacitar profissionais em nível técnico para o mercado de trabalho, o Instituto Florence está com inscrições abertas para o curso em Enfermagem, Saúde Bucal e Estética e para a especialização em Enfermagem do Trabalho e Instrumentação Cirúrgica.

Os interessados têm três formas de fazer sua inscrição: a primeira é presencialmente, na Secretaria da Escola Técnica da Unidade Centro e Cohab; a segunda é entrando em contato pelo WhatsApp oficial da instituição, por meio do número 99242-2120; e a terceira é por meio do e-mail [email protected].

Para se matricular é necessário apresentar cópias impressas ou escaneadas dos documentos pessoais (RG, CPF e Título de Eleitor), comprovante de residência, diploma de conclusão do Ensino Médio ou declaração com Histórico Escolar.

Clique aqui para saber mais sobre os cursos técnicos e os diferenciais do Instituto Florence!

*Confira condições no edital.