Egresso do curso de Farmácia da Florence publica artigo sobre cuidados farmacêuticos ao paciente com Hanseníase

O docente começou a se interessar pelo tema depois que um familiar foi diagnosticado
Farmácia | 06/09/2022

O egresso do curso de Farmácia da Faculdade Florence, Jaziz dos Santos Ribeiro, sob a orientação da professora Heliana Trindade Marinho Santana, publicou o artigo “Cuidados farmacêuticos ao paciente com Hanseníase: uma revisão integrativa de literatura” na revista Brazilian Journal Development.

Confira aqui o trabalho!

O estudo descreve e revisa conteúdo científico sobre a Hanseníase, doença caracterizada como uma doença de pele infectocontagiosa. Visando prospectar e pontuar técnicas em atenção farmacêutica nos cuidados de pacientes hansênicos, o trabalho possui uma revisão integrativa e descritiva da literatura acerca dos cuidados farmacêuticos ao paciente com Hanseníase considerando trabalhos publicados entre 2012 e 2022.

Profa. Heliana Santana, conta que a orientação se iniciou a partir da percepção do aluno sobre a hanseníase e a curiosidade em relação a atuação do profissional farmacêutico com esse tipo de paciente. “Partindo disso, foi realizada uma revisão sobre esse tema e observou-se muitos serviços farmacêuticos realizados. Durante o processo de construção observamos que o profissional farmacêutico gera grande contribuição para a sociedade, em especial para os pacientes portadores de hanseníase, os auxiliando na promoção, proteção e recuperação da saúde”, explica.

O egresso Jaziz Ribeiro começou a ter interesse pelo assunto depois que um familiar foi diagnosticado com a doença. “Comecei a ler vários artigos sobre o assunto, pensando sempre de que forma eu poderia apresentar a minha área de estudos (ciências farmacêuticas) para o benefício dos pacientes no tratamento da Hanseníase”,  contou.

A docente disse ainda que o TCC em seu processo é bastante importante no sentido de despertar no aluno a competência de comparar e conectar temas, buscando sempre respostas aos seus questionamentos, bem como, se torna uma ferramenta importante na multiplicação de conhecimento, gerando bons frutos, como esta publicação.

A Florence parabeniza o aluno Jaziz dos Santos pelo reconhecimento conquistado com o enriquecedor conteúdo do seu Trabalho de Conclusão de Curso.

Estude Farmácia na Florence

Estão abertas as inscrições para estudar na Florence em 2022.2! Esta é a sua chance de estudar Farmácia numa Instituição que promove um ensino de qualidade, destaque em toda a região.

O curso de Farmácia da Faculdade Florence conta com reconhecimento do Ministério da Educação (MEC) com nota 4, professores reconhecidos no mercado de trabalho maranhense, além de laboratórios multidisciplinares e bem equipados de cosméticos, fitofármacos e controle de qualidade.

O estudante de Farmácia da Florence encontra na faculdade projetos de extensão para aprimorar ainda mais sua formação, como as ligas acadêmicas e o “Farmacêuticos do Bem”. A instituição também realiza, todos os anos, o “Farmaflorence”, evento de destaque que traz grandes profissionais da área farmacêutica, e de áreas correlatas, de todo o Brasil ao Maranhão.

O egresso formado pela Florence encontra um mercado de trabalho amplo, com boas ofertas de emprego nas mais diversas áreas farmacêuticas como acupuntura, administração de laboratório clínico, análises clínicas, bacteriologia clínica, biofarmácia e muitas outras.

Ficou interessado? Então, para garantir que você será um dos primeiros a saber de todas as novidades que a Florence está preparando para o próximo semestre, veja como se cadastrar aqui e fique por dentro!