Volta às Aulas: Semestre 2021.2 tem início dia 16 de agosto para veteranos e novatos

Atividades iniciarão de forma híbrida; decisão foi tomada em conjunto com os discentes
Institucional | 04/08/2021

As aulas do semestre 2021.2 terão início no próximo dia 16 de agosto para os alunos veteranos e novatos da Faculdade Florence. As atividades serão realizadas, inicialmente, no formato híbrido, com disciplinas presenciais e remotas. Para tomar a decisão de como seria o retorno, a Faculdade Florence realizou uma pesquisa junto aos alunos, que decidiram, em sua maioria, por um retorno inicialmente híbrido. Com este formato, parte dos estudantes ficará em casa e outra parte em sala de aula. A medida tem o objetivo de continuar garantindo a segurança de toda a comunidade acadêmica.

Sobre o formato híbrido

A atual configuração, chamada de modelagem “híbrida”, significa que, a princípio, o ensino continuará parte remoto, parte presencial, com realização de atividades práticas, de laboratório, no formato 100% presencial. Esta opção reforça a preocupação da faculdade com o bem-estar, a saúde e a biossegurança da comunidade acadêmica, uma vez que ainda está em curso a pandemia mundial do novo coronavírus. Confira os detalhes do modelo:

Disciplinas Práticas — Todas as disciplinas totalmente presenciais;

Disciplinas Teóricas — As disciplinas teóricas serão divididas em dois grupos:

– Disciplinas totalmente on-line — ofertadas de forma síncrona nesta modalidade ao longo de todo o semestre, via AVA/Google Meet.

– Disciplinas híbridas — ofertadas, simultaneamente, em formato presencial e on-line. Todas as aulas deste formato serão ministradas presencialmente pelo professor e transmitidas diretamente da sala de aula da faculdade, de forma síncrona, aos alunos que optarem por acompanhá-las on-line. Nestes casos, a presença dos alunos será facultativa e, tendo em vista a redução das lotações das salas por conta do distanciamento obrigatório, haverá rodízio de alunos, conforme a quantidade de interessados no comparecimento presencial.

Democracia e personalização

De acordo com o diretor acadêmico da instituição, prof. Thales de Andrade, o retorno foi definido em conjunto com os alunos mediante pesquisa. Conforme o docente, esta ação institucional denota a intenção de tratar individualmente toda a sua comunidade acadêmica. “E, nesse contexto de pandemia, onde infelizmente somos obrigados a manter distância física uns dos outros, precisamos nos reinventar enquanto faculdade e buscar novas formas de aproximação com todos. Por isso, desenvolvemos este novo sistema de pesquisas, por meio do qual ouviremos a opinião dos alunos sobre todas as principais decisões institucionais, assim reforçando o nosso aspecto democrático e personalizado”, comentou o professor.

E essa pesquisa sobre o modelo de retorno às aulas é um exemplo desse novo modo de agir da Florence, especialmente por ser algo tão importante na vida de todos nós, notadamente em um momento tão imprevisível como este. Pensamos que a democracia é o principal caminho e, a cada dia, buscaremos ouvir mais e mais os nossos alunos e colaboradores. Mesmo com o distanciamento físico, vimos nesta uma estratégia para nos aproximarmos mais da nossa comunidade acadêmica”, acrescentou o diretor acadêmico da Florence.

Mais de 65% dos votos

A pesquisa se desenvolveu da seguinte forma: a Florence desenvolveu um questionário, que foi repassado aos líderes de turma e, assim, disseminado entre os demais discentes. Como resultado, a pesquisa alcançou um envolvimento alto, com uma margem de erro de apenas 3%. “Ao todo, 65,24% dos alunos optaram pelo retorno das aulas no formato híbrido, decisão que tomaremos enquanto direção. Importante ressaltar que os outros 34,76%, que optaram pelo retorno total das atividades presenciais, não foram esquecidos e que voltaremos com ensino presencial facultativo em diversas disciplinas, sem falar nas disciplinas práticas, que serão totalmente presenciais”, complementou Thales de Andrade.

Quando a volta aos ambientes físicos for completamente permitida, os alunos que desejarem ou não puderem retornar ao ensino presencial poderão optar por permanecer assistindo às aulas em plataformas on-line, sem nenhum prejuízo para suas atividades acadêmicas, observadas as especificidades de cada curso.

Clique aqui e confira o e-book completo de biossegurança da Instituição.

Clique aqui e entenda as medidas de biossegurança adotadas pela Florence para seus ambientes físicos.

Em caso de dúvidas, entre em contato com a Instituição por meio do WhatsApp (98) 99242-2120.