CPA: Comunidade acadêmica aprova medidas adotadas contra a pandemia da Covid-19

CPA: Comunidade acadêmica aprova medidas adotadas contra a pandemia da Covid-19

Instituição agiu rapidamente e autoavaliação comprova sentimento de segurança com protocolos
Institucional | 11/06/2021
Compartilhe :

No cenário pandêmico vivenciado no Brasil desde o mês de março de 2020, um desafiador cenário surgiu para todos e para as Instituições de Ensino não foi diferente. Para a Faculdade Florence, o momento foi, como para todos, inesperado, contudo, a Instituição se viu na necessidade de dar respostas rápidas para proteção e toda a sua comunidade interna e externa. Nesse cenário, a Comissão Própria de Avaliação (CPA) atuou fortemente por meio da priorização de instrumentos de autoavaliação que trouxessem questões relacionadas ao cenário pandêmico, objetivando auxiliar a Instituição a atuar de forma emergencial.

De acordo com a presidente da CPA, professora Ildoana Paz, o principal objetivo da CPA neste momento foi o de minimizar, dentro do possível, os impactos que alcançaram a comunidade acadêmica no período. “Nesse sentido, questionamos, dentre outros, de que maneira a comunidade acadêmica entende que as estratégias estabelecidas para o enfrentamento da pandemia estiveram de acordo com os normativos institucionais”, detalhou.

PPP, Missão Institucional e Covid-19

Em relação ao Projeto Político Pedagógico, 49% dos discentes responderam que já consultaram várias vezes a versão disponível no site, seguidos de 27,5% que acessou pelo menos uma vez e 23,5% que nunca consultaram.

Quando questionados se o Protocolo de Segurança adotado para o enfrentamento da pandemia estava em conformidade com sua missão e objetivos, 75% dos discentes concordaram que sim e que se sentiram seguros na condução do Protocolo. Para 57% dos técnicos administrativos, a adoção do referido protocolo foi considerada boa e 19,2% considerou excelente.

“Diante do cenário desafiador e excepcional, a IES buscou não se afastar da sua missão e de seus objetivos, incorporando estratégias em conformidade com o que está descrito nos documentos normativos”, comentou a presidente da CPA.

Comunicação Institucional e Covid-19

Por meio de observações nos diferentes meios de comunicação, a CPA avaliou as formas utilizadas pela IES para se comunicar com a sociedade. Além disso, foram utilizados os dados fornecidos pelos setores, as informações constantes no PDI e os questionários respondidos pela comunidade acadêmica.

63,8% dos cursos afirmaram que a Instituição se preocupou em manter um bom padrão de comunicação em relação à Covid-19, atendendo satisfatoriamente aos padrões desejáveis. Neste contexto, as lives transmitidas pelas redes sociais foram fundamentais para manterem atualizadas as informações técnico-científicas e mercadológicas, aferindo um percentual de aprovação de 73,7%”, comentou Ildoana Paz.

O site Institucional também foi bem avaliado. Ao todo, 57,9% dos discentes não o acessavam antes da pandemia, mas, durante esse período, essa realidade mudou, superando a quantidade corriqueira de acessos em quase 60%. As informações mais consultadas no site foram as relacionadas à campanha de desconto, com 36,4% das respostas.

O curso de Enfermagem, ao contrário dos outros, acessou o site, também, para consultar o PPC do curso (56,6%). Outro dado importante é que os cursos de Direito e Enfermagem afirmaram que já acessavam o site, com frequência, antes da pandemia, variando entre 74,1% a 82.1%. Para 66,2% do corpo docente, a comunicação institucional, durante a Covid-19, manteve-se de forma clara, transparente e objetiva.

Infraestrutura e Covid-19

A necessidade de enfrentamento às demandas e desafios da Covid-19, pela IES, suscitaram algumas iniciativas, dentre elas a criação do Comitê Interno de Monitoramento; adequação da infraestrutura interna, com aquisição de suporte de álcool em gel, compra de EPI’S específicos; barreiras de distanciamento com marcação nos pisos e móveis; colocação de divisórias de acrílico nos setores de atendimento; reformas nas salas de aula com a construção de novas janelas visando melhorar a circulação natural do vento; colocação de pias para lavagem das mãos etc.

“Em respostas às referidas medidas, os alunos avaliaram como positivas as ações adotadas pela IES, pontuando entre 52,6% a 72,7% de aprovação. No tocante às informações observadas no portal eletrônico, banners ou cartilhas espalhadas pela IES contribuíram na prevenção contra a COVID. As medidas sanitárias adotadas pela IES também foram muito bem avaliadas pelos discentes”, finalizou Ildoana Paz.

Clique aqui para saber mais sobre a CPA!

Ficou interessado(a) em participar da CPA? A data da aplicação dos próximos questionários será sempre divulgada por todos os meios de comunicação da Instituição. Fique atento(a)!

CPA: AVALIAR PARA TRANSFORMAR

 

Notícias Relacionadas